Procurar no site

Contatos

lady gaga polemica

29-07-2010 00:51

 

Lady Gaga conta que recebeu babá completamente nua em casa

O estranho acontecimento está relatado em Lady Gaga - Biografia, primeiro livro a chegar ao país com informações sobre a cantora

  Folha.com

Certa vez, quando criança, a pequena Stefani Joanne Angelina Germanotta atendeu a porta para receber a babá. Seria uma cena comum e corriqueira se não fosse por dois fatos. Ao abrir a casa a menina estava nua. Hoje ela atende pelo nome de Lady Gaga.

O estranho acontecimento está relatado em Lady Gaga - Biografia, primeiro livro a chegar ao país com informações sobre a cantora mais polêmica da atualidade. O episódio narrado serve para ilustrar uma declaração que a nova princesinha do pop deu anos mais tarde, quando afirmou ter descoberto "muito cedo" sua "paixão pela arte de chocar".

Lançamento da editora Lua de Papel, a obra é escrita pela jornalista Helia Phoenix e aborda seu desenvolvimento artístico, trazendo informações curiosas sobre a popstar. Desde pequena, por exemplo, a vida de Lady Gaga é cercada por música. Coincidências estranhas --como morar perto de onde John Lennon foi assassinado-- ou o castigo que sua mãe lhe aplicava, obrigando-a a ficar uma hora por dia sentada em frente ao piano, mesmo que não tocasse nenhuma nota.

A biografia revela o desenvolvimento de sua personalidade artística, mostrando que desde bem cedo a cantora já ousava com figurinos freaks. Lady Gaga - Biografia traz uma série de fotos dos vários looks extravagantes da cantora.

Leia o primeiro capítulo da biografia.

Capítulo Um

Nasce uma estrela


Stefani gritou de alegria quando seu pai a levantou e rodopiou com ela ao som da música, enquanto um disco de Bruce Springsteen girava no toca-discos da sala. Junto dele havia discos de Pink Floyd, Led Zeppelin, The Beatles, Billy Joel, Rolling Stones e Elton John - todos que seu pai adorava colocar para dançar com a filha.

Nascida em 28 de março de 1986 em Yonkers, Nova York, Stefani Joanne Angelina Germanotta esteve sempre cercada por música. Cresceu a dois quarteirões do memorial a John Lennon na cidade de Nova York e próximo do Dakota, o prédio do apartamentos ao lado do Central Park onde John vivia com Yoko Ono quando foi assassinado.

Até mesmo as refeições eram momentos musicais na casa dos Germanotta. Por causa da origem latina de sua família, havia sempre uma apetitosa comida italiana em casa, como almôndegas e molhos condimentados, e enquanto comia a família costumava ouvir discos do cantor de ópera italiano Andrea Bocelli ou de Frank Sinatra, cujos pais era imigrantes italianos.

Foi nesta tenra idade, enquanto escutava os duetos de Frank Sinatra com seu pai, que a jovem futura estrela começou a se interessar pelo teatro. Ela sempre foi a filhinha do papai, e o que mais gostava era ficar ao lado do toca-discos ouvindo Sinatra cantar com Gladys Knight e Stevie Wonder em "For once in my life", ou Sinatra e Luis Miguel fazendo um dueto em "Come fly with me".

Seus pais ítalo-americanos eram amorosos e queriam que suas filhas, Stefani e sua irmãzinha Natali, buscassem realizar seus sonhos. O pai Joseph era um empresário da internet e a mãe Cynthia trabalhava em telecomunicações. A família era abastada e morava no Upper West Side de Nova York, o que proporcionou a Stefani e sua irmã terem praticamente tudo o que queriam quando crianças. Apesar de Stefani se lembrar de ter tido uma infãncia realmente fantástica, seus pais não mimaram suas filhas. Ambos trabalhavam muito e queriam criá-las para ser determinadas, respeitosas e agradecidas pelo que tinham.

Uma maneira pela qual Cynthia decidiu fazer isto com Stefani foi colocando-a para aprender piano. Ela queria que sua filha aprendesse um instrumento porque adorava música, mas também para instilar na menina um senso de disciplina. A jovem Stefani não queria praticar, no entanto sua mãe estava determinada a fazê-la se sentar diante do piano, quer praticasse ou não.

"Você não tem que praticar, mas tem que ficar sentada aí uma hora por dia. Não precisa tocar - mas tem que ficar sentada", dizia ela à sua filha. Stefani dava socos nas teclas em sinal de protesto, recordando mais tarde: "Fui realmente uma criança má!".

Apesar disso, sua mãe não cedeu. Depois de ficar dias sentada diante do piano com os braços cruzados, finalmente Stefani ficou entediada e começou a tocar. Ela adorava tocar piano, mas detestava as aulas e praticar suas escalas. Stefani gostava de tocar de ouvido, que achava muito mais fácil, mas no fim a prática compensou. Ela aprendeu depressa e rapidamente se tornou muito boa em piano clássico.

Uma coisa é certa: quando Cynthia fez sua menina de 4 anos ficar sentada diante do piano até aprender a tocá-lo, não tinha ideia de que, quase vinte anos mais tarde, a filha estaria tocando diante de milhares de fãs - em sua roupa de festa. Também não tinha ideia de que, nesta ocasião, todos, incluindo ela, chamariam sua filha por um nome diferente: Lady Gaga.

Desde muito cedo a jovem Stefani adiquiriu um prazer em chocar as pessoas, o que incluía um incidente em que a babá na porta - de maneira inocente - completamente nua. "Descobri muito cedo minha paixão pela arte do choque", ela disse. "Sempre quis ser uma estrela. Sempre quis ser algum tipo de veículo comercial que tivesse a atenção do mundo e pudesse dizer e fazer coisas para inspirar as pessoas. Isso foi sempre o que eu quis fazer."

Ela certamente praticou muito para isso, cantando com Michael Jackson, Madonna e Cindy Lauper em seu toca-fitas de plástico. Foi profundamente influenciada pela música pop e adorava assistir na televisão a programas como o MTV Video Music Awards. Costumava enrolar uma grande manta em torno do corpo - uma manta xadrez que sua avó havia tricotado - como se fosse um traje de noite. "Eu corria pelo porão comendo pipoca e gritava excitada, esperando que eles começassem", recordou mais tarde ao dar uma entrevista para o Newsweek. "Adorava os grandes espetáculos pop. Lembro de Alicia Keys, que fez uma linda apresentação, e de Michael Jackson com NSYNC."

Seu amor pela atuação também começou cedo. Quando seus pais saíam para comer nos pomposos restaurantes do Upper West Side, ela dançava em volta da mesa usando grissinis como batuta.

Sempre foi uma entertainer, descrevendo-se como "canastrona" quando ainda era uma menininha. "Algumas pessoas simplesmente nascem estrelas", ela disse mais tarde à coluna News of the World da revista Fabulous. Ou você é ou não é, e eu definitivamente nasci uma estrela. Mesmo quando criança, sempre tive os olhos dos outros sobre mim, como abelhas no mel. Sempre fui ultrajante e muito inteligente.

Foi na mesma idade precoce que esta criança ultrajante e inteligente começou a experimentar desenhar ela própria suas roupas. Sua primeira performance no primário foi em The Billy Goats Gruff, em que desempenhou o papel de um grande bode.

Stefani decidiu que nenhuma roupa comprada funcionaria, e também não usaria papel machê como as outras crianças da sua classe. Em vez disso, ela mesma fez os chifres de seu bode de papel de alumínio e cabides de arame. Desnecessário dizer que foi a estrela da peça.

Stefani também já estava absorvendo de sua mãe o fino gosto por roupas, uma paixão que viriam a compartilhar no futuro. Cynthia realmente adorava moda, e tinha um gosto italiano clássico, vestindo regularmente estilistas como Salvatore Ferragamo, Valentino e Paloma Picasso.

A irmã caçula de Stefani, Natali, ainda criança percebeu a determinação e a ambição de sua irmã mais velha. "Nós brigávamos e ela dizia: 'Por que você sempre tem que ser a melhor?'", recordou Gaga em 2008 em um de seus vídeos da Transmission. "Ela não faz mai isso. Agora diz: 'Seja a melhor! Eu adoro quando você é a melhor!' Não conheço ninguém que queira estar em segundo lugar."

Estar em segundo lugar definitivamente não era uma opção para Stefani. Ela se entregava totalmente a qualquer coisa que fazia, e não ficava contente até ter conseguido o melhor possível. Isto se traduziu em uma dura ética de trabalho em relação às lições de casa, e ainda mais dura quando se tratava de música.

Embora muitos jovens desenvolvem seus desejos de ser astros e estrelas quando entram no ensino médio, este não foi o caso de Gaga. Estando matriculada em uma escola particular de elite em Manhattan, ela estava prestes a conviver com algumas alunas muito famosas.

Seu comentário:
 
Seu nome:
Seu e-mail:  (não será exibido)
Digite o texto da figura abaixo:
Dificuldades para ver o código? Clique aqui.
Seu comentário será analisado à luz dos artigos 138, 139 e 140 do código penal brasileiro, Lei de Imprensa da Constituição Federal. Comentários com ofensas, acusações sem provas e palavrões serão bloqueados.
  Diegi   em 28.07.2010
AAH, eu preciso ler mais do livro D:
  Pedro   em 28.07.2010
Só um pedacinho da biografia já valeu por um gostinho, adorei.
  Suzan   em 28.07.2010
Eu a amoooooo mtooooooooo *--*

Divãah sz'
  Mari Germanotta   em 28.07.2010
Fala sério...!!!!!!

vou comprar..:D
  joana   em 28.07.2010
Lady Gaga A-HA-SA!!!!!

=DDDD